Pitch de Empreendedorismo premia projetos e iniciativas de alunos

No dia 26 de novembro, estudantes dos Cursos de Negócios da Universidade Positivo participaram do II Fórum Pitch de Empreendedorismo, evento que proporcionou aos alunos a oportunidade de expor seus projetos através de rodadas de apresentações dos trabalhos que foram desenvolvidos pelas equipes ao longo do ano, dentro da disciplina de Empreendedorismo e Plano de Negócios.

Funcionando no formato semipresencial, a disciplina conta com a metodologia blended de ensino, que possibilita o desenvolvimento da autonomia e autoaprendizagem ao enriquecer os encontros presenciais com atividades online. Nas aulas presenciais quinzenais, os alunos desenvolveram atividades práticas, mediadas pelo professor, na qual tiveram a oportunidade de construir seus projetos pouco a pouco, a medida que os estudos evoluíam, resultando por fim na apresentação realizada durante o evento, que ocorreu no auditório do Bloco Amarelo do Câmpus Ecoville. “A possibilidade de terem seus projetos avaliados e validados por profissionais experientes valorizou a atividade acadêmica e permitiu demonstrar a esses alunos a conexão com o mundo real das atividades que desenvolvem internamente nas disciplinas”, comenta a professora-mentora, Siomara Cortiano.

O “Pitch” é um termo muito utilizado em empreendedorismo e refere-se a sua capacidade de vender uma ideia em poucos minutos para um investidor, por exemplo. Os projetos apresentados foram submetidos à avaliação de cinco profissionais vinculados a instituições que trabalham com startups, inovação, investidores e empreendedorismo, como Sebrae, Senai, Google Business Group e programa InovaBRA (do banco Bradesco). Os avaliadores participaram ativamente da apresentação, atuando como verdadeiros investidores, fazendo questionamentos aos alunos e dando sugestões de melhorias aos projetos. As equipes tiveram 3 minutos para apresentar o projeto e responder as considerações e, ao final, foram selecionados os 5 melhores projetos e cada integrante das equipes vencedoras recebeu como prêmio um smartphone da marca Quantum. Além disso, todos os alunos que realizaram apresentações receberam ingresso para um curso sobre Empreendedorismo no espalho Nex Co-Working, como forma de premiação e oportunidade de formação na área.​

Confira os melhores projetos e seus integrantes:

1. Alex Alícia: Vitor Flores
2. Internacional Hour: Leticia Rodrigues, Marcelo Freitas, Marina Rodrigues Muniz, Nathacha Monteiro e Rosana Santos
3. Novo acesso: Aline Pinheli, Any Karoline, Juliana Azeredo e Rafael Lins
4. Bruschetta da galera: Ana Mancini, Bruno, Jean, João, Jaques e Vitor Rodrigues
5. Ecoshoes: Eduardo Peron, Gabriel de Souza e Breno Silva

Deixe um comentário