Startup criada por aluno da UP dá os primeiros passos

A startup Athene Education Analytics tem pouco tempo de vida, mas já conseguiu destaque nas premiações em que participou.  Logo que foi criada, no fim de 2014, durante a Startup Weekend Education Curitiba, ficou em 3º lugar na competição entre as melhores ideias educacionais concorrentes. Na Global Startup Battle (GSB) ficou entre as 15 melhores startups relacionadas à educação no mundo. Em 2015 veio mais reconhecimento com o 2º lugar no concurso Minha Ideia Muda Minha Vida, da Associação Comercial do Paraná, em Curitiba.

A Startup Weekend Education é uma maratona de desenvolvimento de negócios inovadores. Em Curitiba foi realizada no Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP). Os vencedores dessa etapa regional, que acontece em várias cidades ao redor do globo, competem no GSB, considerada a maior competição de startups do mundo e que acontece durante a Global Entrepreneurship Week, evento global patrocinado pelo Google for Entrepeneurs.

Diante do prestígio que a startup vem ganhando, seu idealizador, o estudante Vítor Flores, aluno do segundo ano de Sistemas da Informação da Universidade Positivo (UP), decidiu dar uma pausa no curso para se dedicar totalmente ao projeto. “Estamos passando por um momento importante no qual é preciso investir tempo e energia para fazer as coisas darem certo. Voltarei para a universidade assim que a Athene tiver deslanchado”, justifica.

Outro aluno egresso da UP está à frente do projeto, o desenvolvedor de sistemas Diogo José Soek, formado em Sistemas de Informação. Completam a equipe o consultor na área de inovação Marcelo Alessandro Fernandes e a educadora e especialista em metodologias ativas de ensino-aprendizagem Juliana Machado Massi.

Apesar de ter recebido convites de duas aceleradoras, uma de Vitória (ES) e outra de Porto Alegre (RS), a startup decidiu ficar em Curitiba para desenvolver métricas e refinar a plataforma antes de lançá-la definitivamente no mercado.  “Achamos melhor dar um passo de cada vez e esperar o projeto estar mais consolidado antes de submetê-lo a um processo de aceleração”, explica Flores. “No começo do ano fomos sondados por investidores, mas sentimos que ainda não estamos preparados para essa etapa”, conta.

Atualmente a Athene, que é uma das primeiras startups a desenvolver soluções de tecnologia interativa em sala de aula, está negociando uma parceria com uma instituição de ensino pequena para testar o produto e o serviço e avaliar a aceitação dos stakeholders – alunos, professores e instituição. “A intenção é que isso nos ajude a vender o produto e a melhorar a solução”, explica Flores.

Plataforma

A startup está trabalhando no desenvolvimento de uma plataforma que permite a avaliação em tempo real do engajamento e aprendizado dos alunos durante a aula. A ideia é que os estudantes forneçam esses dados, que serão concatenados pelas métricas que estão sendo criadas pela equipe.

De acordo com os criadores, com a plataforma será possível medir o grau de engajamento e de aprendizagem do aluno em tempo real dentro da sala de aula, facilitando o planejamento das aulas pelo professor e a tomada de decisão dos gestores educacionais.
A ideia parece simples, mas surge em um momento decisivo para a educação, que está passando por mudanças, principalmente por influência da facilidade de acesso à informação que as plataformas digitais proporcionam. “Estamos criando uma maneira de capturar o interesse dos alunos, sua motivação e relevância do tema tratado dentro do quadro geral de suas expectativas”, resume Flores.

Incubadora de Projetos e Empresas da UP 

Desde 2008 a Universidade Positivo oferece suporte gerencial, capacitação e orientação para o desenvolvimento de novos empreendimentos na incubadora StartUP. Os projetos e empresas são selecionados anualmente por meio de edital de chamada.

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