Regulamento

 

XXI GINCANA DAS ENGENHARIAS DA UNIVERSIDADE POSITIVO – 2019

 

REGULAMENTO

 

1. A 21ª Gincana das Engenharias da Universidade Positivo ocorrerá no dia 18 de maio de 2019, das 7h45 às 18h30, nos Blocos do Bosque da Universidade Positivo. Algumas tarefas poderão ser realizadas em outras localidades do câmpus Sede – Ecoville, conforme a necessidade da comissão organizadora.

2. As equipes, compostas por estudantes do 1° e 3º período dos cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Civil, Computação, Elétrica, Energia, Produção e Mecânica, serão definidas pela comissão organizadora. As equipes não poderão ser modificadas.

Nota: só poderão participar da “XXI Gincana das Engenharias” os estudantes do 1° e 3º período dos cursos de Engenharia da Universidade Positivo na modalidade Presencial, ingressantes em 2018 ou 2019, que fizerem sua inscrição no período de 11 de março a 11 de abril no link divulgado no site do evento (up.edu.br/blogs/gincana-das-engenharias).

3. Cada equipe será identificada por uma cor de camiseta e número, pré-definidos pela comissão organizadora. Não será permitida a participação de alunos sem a camiseta de sua equipe. As equipes serão responsáveis pela confecção de suas camisetas, sendo que essa atividade é uma das tarefas da gincana.

4. A arte da camiseta deve ser previamente aprovada pela comissão da gincana. É obrigatório o encaminhamento da arte da camiseta para o e-mail gincanadasengenharias@up.edu.br para avaliação e aprovação antes de sua confecção. O e-mail deve ser enviado até o dia 30 de abril (ver prazos no regulamento da tarefa).

5.Uma das provas da gincana será a avaliação da criatividade das camisetas de sua equipe. Serão divulgadas posteriormente pela organização da gincana as regras para sua confecção e avaliação.

6. O evento será composto de tarefas científicas, teóricas e práticas, cuja realização envolverá a aplicação correta dos conceitos ministrados nas disciplinas do 1° ao 3° período dos cursos de Engenharia.

7. A nota obtida na gincana será atribuída em função da realização das tarefas, relatórios apresentados (caso sejam solicitados) e participação no evento (presença). O mero cumprimento da tarefa não garantirá a respectiva nota. Serão realizadas chamadas durante o dia do evento para confirmar a participação dos estudantes.

7.1 A equipe que julgar que um estudante está agindo de má fé (por exemplo, respondendo a chamada e não participando das atividades) poderá relatar o ocorrido em uma carta formal assinada pelos integrantes da equipe e entregar à comissão julgadora, responsável pela análise e decisão final.

7.2 Por questões de segurança, durante a realização do evento, haverá fiscalização pela própria organização em relação às atividades testes que antecedem as tarefas.

8. Pontuação das tarefas: para fins classificatórios as equipes receberão notas pelas tarefas realizadas na gincana. Cada tarefa terá valor de 0 a 10 pontos. Finalmente, a quantidade total de doações, devidamente comprovadas, da tarefa social II, conduzirá a uma bonificação de 10 pontos para a equipe com a maior quantidade de doações na tarefa (ver regulamento das tarefas). As notas das outras equipes serão proporcionais ao número de doações comprovadas em cada uma das tarefas sociais, segundo a equação abaixo:

8.1 Pontuação final da equipe: a pontuação final de cada equipe será definida pela média das pontuações obtidas na soma das tarefas da gincana, descontados os pontos resultantes de eventuais punições.

Nota: após a divulgação do resultado oficial das notas da gincana, os estudantes terão sete dias corridos para solicitar revisão de notas (da equipe ou individualmente) ao coordenador do evento (professor Antonio Cesar Balles, ramal 3238 e e-mail: gincanadasengenharias@up.edu.br).

8.2 Definição da equipe campeã: será declarada campeã a equipe que obtiver a maior pontuação final, com a entrega de medalhas durante o Engeworkshop, no 2º semestre de 2019.

9. Bonificação: O resultado do desempenho das equipes terá repercussão nas notas das disciplinas presenciais descriminadas nas tabelas do Anexo I. A bonificação de nota será proporcional ao desempenho da equipe na Gincana, com a nota máxima (1,0 ponto) sendo atribuída à equipe com melhor desempenho.  A nota de cada aluno sofrerá diminuição em relação à nota da equipe em caso de atraso ou não assinatura das listas de presença, não sendo passível de recurso.  A pontuação final de cada equipe será a média das pontuações obtidas em cada uma das tarefas da gincana, convertida a um peso de 1,0 ponto, conforme a equação abaixo:

10. Os estudantes que, por qualquer motivo (trabalho, saúde, entre outros), não possam participar da gincana não terão o direito à pontuação.

11. Serão realizadas chamadas nos seguintes horários: 8h, 13h e 18h. Os estudantes devem confirmar sua presença na lista de chamada nos horários programados no QG de sua equipe. Os estudantes que, por qualquer motivo, chegarem atrasados na primeira e na segunda chamada, terão uma tolerância de 15 minutos e deverão assinar a lista diretamente no centro de comando da gincana. Após essa tolerância, serão penalizados de forma individual na sua nota da gincana.

12. A nota atribuída a cada tarefa será composta pela avaliação do desempenho da equipe na tarefa e pela qualidade do relatório da tarefa, quando esta exigir esse documento.

13. A comissão organizadora não garante o sigilo durante o desenvolvimento das tarefas. Portanto, fica a cargo de cada equipe monitorar possíveis “espiões”.

14. O material não consumível e os equipamentos da Universidade Positivo disponibilizados para realização das tarefas deverão ser utilizados de maneira não destrutiva e sem modificação de suas características, além de serem devolvidos ao final da gincana.

15. O desenvolvimento das tarefas deve ser realizado de forma que não prejudique o andamento normal das atividades dos outros cursos da Universidade Positivo.

16. As salas de aula e demais instalações utilizadas pelas equipes deverão ser entregues em ordem ao final da gincana. Os resíduos devem ser depositados em sacos de lixo e o chão da sala protegido com jornal, se necessário. A coordenação do evento realizará uma vistoria às 18h30. Salas em desordem ou com sujeira excessiva poderão resultar em penalidade de -10,0 pontos para a equipe.

17. Casos de indisciplina estarão sujeitos às mesmas penas disciplinares previstas no Regimento da Universidade Positivo, pois, apesar de se tratar de tarefa diferenciada, a gincana é uma atividade acadêmica optativa.

18. Os seguintes comportamentos também são passíveis de punição: a) plágio; b) interferência no trabalho de outra (s) equipe (s); c) dano (s) ao equipamento e/ou patrimônio da Universidade Positivo ou de terceiros; d) ruído excessivo.

19. O ensalamento das equipes será divulgado na véspera da gincana.

20. A organização das equipes é de responsabilidade das mesmas. Sugerimos que os estudantes se organizem trocando e-mails, telefones e informações. É obrigatório que cada equipe tenha pelo menos dois representantes gerais e também representantes por tarefa. O trabalho em equipe faz toda a diferença.

21. O conhecimento dos regulamentos é de responsabilidade das equipes e alunos.

22. No início do evento, as equipes receberão a programação oficial do dia.

23. Casos omissos a este regulamento serão analisados pela comissão organizadora.

 

ANEXO I – Relação de disciplinas que podem receber a nota da Gincana

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

1º Período 3º Período
Modelagem matemática I

 

Microbiologia aplicada

 

Técnicas analíticas e experimentais I

 

Biomoléculas I

Cálculo diferencial e integral II

 

Bioquímica fundamental e experimental

 

Álgebra linear

 

Físico-química e termodinâmica

 

Química geral e orgânica

 

Engenharia da Computação

1º Período 3º Período
Modelagem matemática I

 

Algoritmos e lógica de programação

 

Eletrônica digital

 

Laboratório de engenharia da computação

Física A

 

Eletrônica analógica I

 

Algoritmos e programação II

 

Álgebra linear

 

Engenharia Civil

1º Período 3º Período
Modelagem matemática I

 

Desenho técnico e de construção

 

Planejamento e gerenciamento de obras I

 

Transportes I

Cálculo diferencial e integral II

 

Geoprocessamento

 

Álgebra linear

 

Ciência e tecnologia dos materiais I

 

Topografia

 

Química tecnológica

 

Engenharia Elétrica

1º Período 3º Período
Modelagem matemática I

 

Circuitos elétricos I

 

Eletrônica digital

 

Laboratório de engenharia elétrica

Física A

 

Análise de circuitos elétricos

 

Arquitetura de sistemas computacionais

 

Eletrônica analógica I

 

Geometria analítica

 

Engenharia de Energia

1º Período 3º Período
Modelagem matemática I

 

Circuitos elétricos I

 

Matriz energética

 

Energias renováveis

Física B

 

Análise de circuitos elétricos

 

Bioquímica fundamental e experimental

 

Eletrônica analógica I

 

Química geral e orgânica

 

Engenharia da Produção

1º Período 3º Período
Modelagem matemática I

 

Especificações de projetos mecânicos

 

Materiais de engenharia

 

Sistemas produtivos

Álgebra linear

 

Cálculo diferencial e integral II

 

Ciências do ambiente

 

Estática

 

Tecnologia de materiais

 

Engenharia Mecânica

1º Período 3º Período
Modelagem matemática I

 

Especificações de projetos mecânicos

 

Materiais de engenharia

 

Equipamentos industriais

Física B

 

Comportamento mecânico dos materiais I

 

Programação e cálculo numérico

 

Estática

 

Química tecnológica