TOCA – MUSICOTERAPIA PARA CRIANÇAS AUTISTAS: Produto de entretenimento sonoro com potenciais terapêuticos para crianças autistas

Lorenzo Volpi 

Mateus Teixeira de Freitas Cruz

Otávio Augusto Avila Moreira

A musicoterapia se apresenta como um tratamento favorável ao desenvolvimento, crescimento e autoconhecimento de uma criança com autismo. Foi identificada uma oportunidade para a área de Design de Produto, que em conjunto com parcerias firmadas, permitiu o desenvolvimento de um produto que atende às necessidades tanto da criança autista, quanto de um terapeuta atuante com musicoterapia. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo com terapeutas e pedagogos visando reconhecer referências de produtos sonoros e interativos a serem analisados. Para as análises qualitativas, foram utilizados como critérios oito princípios norteadores do processo terapêutico para musicoterapia, gerados a partir de entrevista com especialista. Para atender a problemática analisada foi identificada a solução de um produto que necessitaria de uma estrutura única para interação de mais de um instrumento com suas especificidades sonoras e terapêuticas. Um dos desafios estava em propor uma dimensão para uso dentro do consultório de terapia, em escolas ou mesmo em residências. A partir do princípio conceitual de Casulo, como um elemento da natureza que protege e também permite transformação, este foi associado a uma Oca pela sugestão de liberdade de entrar e sair do então casulo, por fim com o intuito de favorecer todas essas relações e ainda permite interação com instrumentos musicais, foi nomeado Toca. Na Toca a criança interage com o ambiente sonoro por dentro e por fora, toca instrumentos e transforma estímulos sensoriais em  percepções, respondendo aos princípios terapêuticos. Toca é confeccionado em madeira para que sejam aproveitadas as propriedades acústicas dos instrumentos, localizados de maneira vertical, permitindo a interação com ergonomia e exploração da musicalidade por um viés terapêutico pelo parte do usuário direto e indireto.

Banca de avaliação
Orientador: Thyenne Vilela
Relator: Érika Fiorillo
Convidado técnico: Camila Siqueira Gouvêa Acosta Gonçalves

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *