
Cibele Talita Damaceno

Ivan de Deus da Silva

Luana Maria dos Santos
Atualmente no Brasil, estão cadastrados como pretendentes mais de 42 mil pessoas e aptos à adoção cerca de 5 mil crianças e adolescentes, de acordo com os relatórios do Conselho Nacional de Justiça. A partir dos dados de perfis informados nos relatórios, é possível identificar que cerca de 90% dos pretendentes cadastrados aceitam apenas crianças de 0 a 5 anos, enquanto as crianças dentro desta faixa etária representam apenas 6% dos menores aptos à adoção, a partir disto, é possível identificar que o perfil restrito definido pelos pretendentes é o principal causador do desencontro entre as partes. Diante desta questão, o projeto visa identificar uma solução para o seguinte problema de pesquisa: como sensibilizar os pretendentes à adoção sobre a situação de crianças e adolescentes consideradas “fora de perfil”, incentivando assim a adoção incondicional. Considerando a complexidade do problema, definiu-se como metodologia o design thinking de serviços por sua abordagem multidisciplinar, pela combinação de diferentes ferramentas e por incentivar a participação dos stakeholders no processo, favorecendo a obtenção de resultados mais relevantes. A partir da aplicação das ferramentas de design thinking de serviços, foi identificado como solução a criação de um serviço que abrange a criação de um cronograma de ações para divulgação em rede sociais. Como forma de apoio, reconheceu-se a necessidade de criar uma plataforma na qual seriam informados eventos, palestras e encontros durante todo o ano, bem como a disponibilização de materiais referente a adoção para download e a informação de contatos de Vara da Infância e ONGs.
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Banca de avaliação
Orientador: Michelle Aguiar
Relator: Rafael Andrade
Convidado técnico: Ana Lúcia Grochowicz Cavalcante




