LINHA DE JOIAS INSPIRADA NO TRABALHO DE MARGARET MEE VISANDO A VALORIZAÇÃO DA FLORA BRASILEIRA

Fabíola Martins

Lorena Laleska Carvalho dos Santos

A falta de interesse pela Botânica, o distanciamento da relação entre o homem e a natureza que culminou na chamada “cegueira botânica”, além da devastação sofrida pela Amazônia, funcionam como um grito de socorro para chamar atenção para a preservação de diversas espécies. Sendo assim, este projeto busca promover uma maior visibilidade e valorização da flora brasileira através de artefatos de Design, mais especificamente joias. A ideia foi explorar a dimensão simbólica das joias para atentar a esta causa, visto que são produtos que possuem um alto valor percebido, podem transcender o tempo e carregar muitos significados. O público-alvo escolhido foi o público jovem feminino das classes média e média-alta, visto que sua representatividade só cresce no mercado joalheiro. As fontes de inspiração para o desenho das peças foram as ilustrações da artista e ilustradora botânica Margaret Mee, a qual também foi uma grande defensora das nossas florestas. Três de suas ilustrações mais emblemáticas foram as escolhidas e retratam as espécies Gustavia augusta, Cattleya violacea e Selenicereus wittii, trazendo como referência suas formas e cores. Além disso, os traços leves, fluidos e delicados das flores foram requisitos a serem explorados na forma das joias a fim de exaltar sua beleza. A solução final deste projeto resultou em uma linha de joias composta por doze peças, entre brincos, colares e aneis, feitas em metal e pedrarias produzidas através do processo tradicional da ourivesaria. Por fim, a validação por parte do público-alvo se mostrou satisfatória, ficando evidente a mensagem atrelada ao processo criativo, de que, assim como as joias, as plantas também são preciosas.

Banca de avaliação
Orientador: Antonio Razera