DUALITY: PRODUÇÃO DE UMA HQ INDEPENDENTE EM CURITIBA

Adriana Sobianski Herman

Matheus Borcoski

Diante da dificuldade da criação de uma história em quadrinhos independente em Curitiba, o Design entra de forma metódica para auxiliar na gestão e produção do mesmo. O objetivo desse projeto é relatar a metodologia para criação de uma HQ, para isso foi escolhido a história Duality, de autoria do aluno Matheus Borcoski, para a produção do projeto impresso de uma história em quadrinhos. Iniciando o projeto com a análise de mercado, foram feitos questionários online para a definição do público, definido entre jovens entre 20 a 24 anos, foram realizadas entrevistas com profissionais que já haviam produzido HQ’s independentes, para melhor compreender os empecilhos da produção e realização desse tipo de projeto. Foi constatado através desse levantamento de dados que o método mais utilizado para produção é do financiamento coletivo através de sites como o Catarse. Para o projeto em sí, foi realizado um concept art para a criação do design dos personagens, apontando características físicas, comportamentais e palheta de cores. Foi definido o formato da HQ impressa e enfim realizado a produção do quadrinho em si, desenhando layouts, esboços e arte finalizando 60 páginas de uma história. Como finalização do projeto, foi planejada uma campanha no Catarse, baseado no orçamento obtido de algumas gráficas para a impressão. Essa campanha irá possuir recompensa para os apoiadores e servirá para lançar a versão impressa da história, concretizando o processo de produção de uma HQ independente.

Banca de avaliação
Orientador: Gabrielle Grimm