
Ana Paula Bernardi

Isabelly Cristina Manssur Polanski
A Diabetes Mellitus Tipo 1 é uma doença crônica, ou seja, não tem cura e afeta crianças de 0 a 18 anos. Dar o diagnóstico de Diabetes para uma criança é uma função bem complicada por conta de diversos mitos e desinformações que podem surgir durante o processo de adaptação, além das grandes mudanças de hábitos que devem ser adquiridas. O problema identificado se refere à forma como elas recebem a notícia, como reagem, de que forma passam por essa situação e como elas irão lidar com tudo isso futuramente. O objetivo deste projeto é elaborar um material gráfico (livro lúdico), onde a criança irá aprender sobre a diabetes, o que acontece com seu organismo, através de interações gráficas, para que além de aprender se divirta e use esse material como apoio psicológico e prático para sua vida. Dessa forma foi realizado pesquisas bibliográficas referentes à Diabetes Tipo 1, pesquisa de linguagem infantil e levantamento de dados sobre áreas específicas do Design Gráfico, as quais serão base para o projeto. Também foi realizado questionários com o público-alvo e estudo de mercado, o qual foi utilizado à técnica de análise paramétrica para exploração. Para a criação do livro, foi utilizada uma paleta de cores divertida, personagens para compor o cenário e conteúdo, mecanismos, brincadeiras, atividades e box de informações. Desta forma, a criança poderá aprender brincando e para verificar se resultados foram positivos, foi realizada uma validação com o público alvo, no qual a criança manuseou o livro e interagiu de forma ativa e muito interessada. Os pais também tiveram um posicionamento muito favorável e animador em relação ao livro, dizendo que é a primeira vez que eles veem um livro interativo direcionado para esse público. Portanto, obtiveram-se resultados satisfatórios visando o interesse das crianças e o objetivo principal do projeto
Banca de avaliação
Orientador: Gabrielle Grimm
Relator: Rafael Andrade
Convidado técnico: Andrea Cristina de Souza Silva e Dra. Suzana Nesi França




