
Ana Paula Farias de Araujo

Gabriela Almeida Schmidt
Com a expansão do mercado de trabalho, mulheres começaram a acender a novos cargos, tanto como chefia a donas de seu próprio negócio. Com isso novas demandas surgem no mercado, como ambientes livres de assédio, inclusivos e que permitam ascensão de todos a diversos cargos. Porém ainda existem diversas áreas e profissões aonde há carência de profissionais do sexo feminino, dentre elas o mercado publicitário e a área do empreendedorismo. A pesquisa nasceu em torno da pergunta “Por que mulheres empreendem menos que homens? ”. Durante as pesquisas foi notado fatores como insegurança, falta de contatos e até mesmo dificuldade em conseguir empréstimos. Usando então o Design Thinking de Serviços foi buscado criar um projeto que trabalhasse com uma célula auto suficiente que permitisse às usuárias divulgar seu trabalho, criar novas conexões profissionais, facilitar o contato entre elas para a troca de experiências e conhecimentos, mas sempre priorizando encontros físicos. Por ser um sistema independente, as próprias usuárias iriam ter um papel fundamental no conteúdo divulgado. Criou-se então a plataforma Únicas, que incorpora um site com o objetivo de conectar e divulgar o trabalho dessas mulheres, um conjunto de materiais de apoio como guias para a fomentação de discussões entre mulheres empreendedoras. Em conjunto com o desenvolvimento de identidade visual, branding, materiais de apoio e divulgação, potencializados pelo enfoque nos processos de cocriaçao em conjunto com as usuárias.
Banca de avaliação
Orientador: Michelle Aguiar
Relator: Ana Paula França
Convidado técnico: Rafize Santos




