CONSULTORIA DE IMAGEM: Um estudo de caso com mulheres curitibanas para compreender seu comportamento com o vestuário

Gilciele Okraska Knapik

A consultoria de imagem é uma profissão nova no Brasil, com apenas 10 anos, enquanto existe há 39 anos nos Estados Unidos, onde teve seu início. A profissão tem como objetivo modificar a aparência das pessoas, auxiliando em seu autoconhecimento, principalmente através das roupas. Contudo, o trabalho do consultor de imagem não se limita apenas ao visual, e sim ao planejamento de um guarda-roupas prático e com peças coordenáveis, ajudando as pessoas a selecionarem melhor suas roupas e não comprarem por impulso. Percebe-se que principalmente as mulheres têm dificuldade em planejar um guarda-roupas que seja satisfatório e coordenável. Portanto, é papel do consultor de imagem compartilhar ferramentas que ajudem estas mulheres a planejarem guarda-roupas funcionais, sem a necessidade de uma grande quantidade de peças. Além de comunicar uma boa aparência, a consultoria de imagem pretende proporcionar um guarda-roupas planejado, com compras que considerem o custo-benefício, além de obter um olhar sustentável sobre a prática de compras por impulso.  Atualmente, o serviço da consultoria de imagem é oferecido apenas para a classe A e B, pois alguns profissionais cobram em média de R$2.000,00 a R$4.000,00 pelo serviço. Por isso, percebe-se que este trabalho não é desenvolvido pensando na classe C, por ser financeiramente inacessível. Segundo o site da Fundação Getúlio Vargas Social a faixa de renda familiar da classe C, em média, é de R$2.005,00 a R$8.640,00.  Para verificar a possibilidade de tornar a consultoria de imagem acessível à classe C, foi selecionado um grupo de cinco mulheres com o mesmo perfil socioeconômico. O grupo respondeu a um questionário online com o objetivo de compreender qual a visão delas sobre vestuário, moda e consultoria de imagem. A seguir foi realizada uma entrevista semiestruturada com cinco participantes para aprofundar as questões levantadas pelo questionário, além de analisar o comportamento e reações às perguntas. Por fim, das cinco mulheres participantes do processo, foram selecionadas duas para receberem a consultoria de imagem completa. O objetivo foi o de analisar como é planejado o guarda-roupas destas mulheres, quais suas dificuldades em combinar as peças e se as informações levantadas na pesquisa de dados se confirmam. Além disso, a consultoria de imagem pretendeu auxiliá-las a fazerem escolhas mais conscientes para seus guarda-roupas. Durante o estudo de caso foi possível compreender como as mulheres acumulam as peças de roupas e porque esse hábito afeta a dinâmica do guarda-roupas. Desta forma o estudo apontou que o repertório limitado das mulheres resultam em dificuldade para a multiplicação das peças no guarda-roupas.

Banca de avaliação
Orientador: Marianne Rohrig
Relator: Ana Paula França 
Convidado técnico: Daniela Yumi

PROJETO: CONSULTORIA DE IMAGEM

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