
Gustavo Gnatta Rodrigues

João Vitor Scarpim
Segundo dados do Anuário Cervejeiro do Brasil de 2018, o Brasil viu aproximadamente 6.800 registros de novos produtos classificados como cervejas/chopes no mesmo ano. Este cenário mostra como é intensa a disputa por consumidores no nicho cervejeiro e sugere que uma marca forte alinhada à um posicionamento bem definido são essenciais para criar espaço e destaque no mercado. Inserida nesse contexto está a Cervejaria Terraço, de produção cigana (que atua alugando espaços dentro de outras cervejarias). Quando analisamos os aspectos gerais de sua marca, verificamos uma ausência em sua consistência gráfica, acarretando numa falta de clareza em seu posicionamento, mas, mais importante, encontramos inúmeras oportunidades de melhoria da comunicação visual da marca. Seguindo os passos do GEM, o Guia da Expressão da Marca, ferramenta desenvolvida pela Designer Cecília Consolo, e conceitos de branding, fomos capazes de identificar o espírito da marca, que ditou a personalidade e a linguagem visual e verbal do material de comunicação e ao longo de todo o processo de construção gráfica de seu símbolo até, posteriormente, suas aplicações, o que consequentemente resultou em uma marca consistente, com uma identidade singular, capaz de se diferenciar competitivamente dos concorrentes, conquistar espaço na mente dos consumidores e torná-los fiéis à marca. Após a conclusão de todas as fases do GEM, deu-se início a produção do brand book da cervejaria Terraço, material que que registra a essência da marca e a descreve enquanto persona. Ele contempla todas as diretrizes gráficas estabelecidas para a construção e gerenciamento da identidade, como desenho, cores oficiais, tipografias e aplicações, e vai além, apresentando a origem, personalidade da marca e informações sobre seu comportamento perante o posicionamento definido pela empresa.
Banca de avaliação
Orientador: Rafael Andrade
Relator: Hélcio Fabri
Convidado técnico: Eduardo Rosa




