
Gabriel Carneiro de Queiroz Barboza

Gabriel Menezes de Oliveira

Gabriel Santos Ferreira
Curitiba possui um vínculo histórico com o jazz que se iniciou na década de 20 e volta a ser difundida na contemporaneidade através de diversos estabelecimentos espalhados por diferentes bairros e bares da cidade, este cenário traz novamente a cultura jazzista como um gênero de forte potencial no cotidiano Curitibano, porém boa parte do público jazzista ou que possui alguma simpatia pelo gênero desconhece desta rotina existente na Capital Curitibana. Através de pesquisas foi observado que o Jazz historicamente possui uma linguagem gráfica e uma proximidade com o design gráfico bastante singular, porém especificamente em Curitiba foi identificado carências em externar o conteúdo jazzista da cidade, com isso foi reconhecido uma oportunidade para o Design Gráfico interagir junto ao público por meio de ações online e offline, com o objetivo de recontar e reconectar o público e a cidade com o Jazz a fim de uma contemplação local.
Portanto, para solucionar as lacunas identificadas e desenvolver métodos para uma melhor difusão do jazz em Curitiba, o atual projeto parte do propósito de utilizar o design gráfico como ferramenta para o desenvolvimento de uma identidade visual para um festival de jazz, onde o objetivo é despertar interesses mútuos de públicos que possuem simpatia pela cultura jazzística, abordando um contexto histórico e contemporâneo que Curitiba possui sobre o gênero musical, foi elaborado um festival real de jazz e efetuada diversas pesquisas e análises a fim de estabelecer parâmetros, padrões e particularidades que se relacionam com objetivo proposto.
Levando em consideração a construção de público, análise de similares diretos e indiretos e todos os demais requisitos estipulados, foi desenvolvido um conceito de festival voltado para a música e a experiência de Jazz em sua essência e efervescência, assim como era um Curitiba em sua época de Ouro. Sem deixar de lado toda a pluralidade que deve envolver este evento, nasceu o “Jazzy – Curitiba Festival”, que visa valorizar a cidade como o centro histórico. Contudo, Jazzy se torna dentro do contexto a expressão de imersão do público, representando comportamento e sentimento que deve envolver o festival.
Através do conceito Curitiba + Jazz na identidade visual, buscamos uma linguagem que tenha uma estética jazzista incorporada com características Curitibanas, a fim de envolver o público e despertar afeição pelo Jazz em Curitiba.
Banca de avaliação
Orientador: Ana Paula França
Relator: Rafael Andrade
Convidado técnico: Ale Tauchmann



