
Barbara Bonotto Scalassara
A colaboração criativa permite aumentar as possibilidades de se chegar a resultados excepcionais através da integração de ideias e talentos múltiplos. Ela tem ocorrido em várias áreas, como na ciência, na política e nas artes; devido à necessidade de resolver problemas cada vez mais complexos na atualidade ou mesmo para aumentar a qualidade e inovação em produtos e serviços. No design de moda, colaborações criativas que se destacaram foram Louis Vuitton e Supreme, Adidas e Farm, Stella McCartney e C&A, Versace e Riachuelo.
Nessa pesquisa realizou-se um estudo de caso de uma coleção da Melissa, marca que é referência em colaboração criativa, tendo executado vários projetos com grandes designers da moda como Jean Paul Gaultier, Vivienne Westwood, Karl Lagerfeld, Jason Wu, Alexandre Herchcovitch e Glória Coelho.
A coleção analisada foi a do designer Jason Wu para a coleção Family de primavera-verão 2018-2019, através de uma escala de diferencial semântico, onde Melissa e Wu são comparados quanto às métricas de design de moda – estilo, tendências e público-alvo. Isso permitiu mensurar os graus de aproximação entre eles e avaliar os produtos resultantes da coleção colaborativa.
Concluiu-se através dos resultados da pesquisa que há coerência entre os dois, indicando o potencial do designer de contribuir na colaboração criativa com o fortalecimento do significado que a marca busca construir. As divergências encontradas foram interpretadas como necessárias para que se pudesse gerar inovação nos produtos com a colaboração criativa. Por último, os calçados resultantes da colaboração criativa mostram a presença tanto de elementos que reforçam a identidade da marca como de elementos que revelam a apropriação da identidade do designer. Tais resultados confirmam o enriquecimento do processo criativo nessa colaboração e a criação da vantagem colaborativa
Banca de avaliação
Orientador: Najla Hishmeh
Relator: Junior Gabardo
Convidado técnico: Juliana Erig
ARTIGO CIENTÍFICO: COLABORAÇÕES CRIATIVAS NA MODA



