
Rômulo Soares Rodrigues
Este trabalho de conclusão de curso possui como objetivo reconhecer a moda como uma ferramenta dentro da suposta estratégia de reposicionamento de marca da cantora Lady Gaga. Conhecida mundialmente por sua música dançante e por suas roupas extravagantes, a artista foi um marco na indústria musical e é considerada por muitos a revolução da música pop. É possível perceber que desde o início de sua carreira, a moda foi utilizada como uma grande aliada para se estabelecer no cenário. Entretanto, em seus últimos trabalhos, especificamente após um certo fracasso comercial em 2013, consegue-se notar que houve uma mudança na direção de sua carreira, um possível reposicionamento de marca. Diferentes estilos musicais trabalhados, início da carreira como atriz e roupas menos extravagantes foram percebidas como parte dessa mudança. O estudo tem como corpus, imagens da trajetória da artista e das peças utilizadas em ocasiões não-oficiais, pois são estas que representam suas intenções de comunicação. A moda é abordada pelo viés da comunicação e o objetivo é compreender como ela pode interferir na percepção de sua imagem pelo público geral. A metodologia desta pesquisa consistiu em método comparativo e análise de imagens em linhas do tempo, que gerou tabelas que compilam composições divididas pelos períodos de divulgação dos trabalhos de Lady Gaga. Ao fim da investigação confirmou-se a moda como peça fundamental para a concepção de uma nova imagem. Pelo fato da moda ter sido muito presente no seu branding, a opção por ser vista fora dos palcos como alguém “comum” acaba afastando o interesse mundial por sua pessoa no dia-a-dia, mantendo assim o foco em seu trabalho e em seu talento como artista, cantora, compositora e atriz.
Banca de avaliação
Orientador: Manita Menezes
Relator: Marianne Rohrig
Convidado técnico: Patricia Gaspar
PROJETO: A MODA COMO FERRAMENTA NO REPOSICIONAMENTO DE MARCA


