A mudança dos paradigmas da educação e o estudo por novas práticas de sala de aula são assuntos que estão a todo vapor na atualidade. Metodologias ativas, sala de aula invertida, crescente participação de aluno em sala e o desafio da tecnologia… estes são alguns dos tópicos discutidos para tornar a sala de aula mais atrativa.
No curso de Engenharia da Computação a disciplina de Introdução à Engenharia foi pensada para trazer ao aluno uma experiência de trabalho de equipe, e em projetos, em escala reduzida, mas semelhantes ao que encontrarão ao trabalharem em empresas de tecnologia e engenharia, quando formados.
“A proposta foi simples: oferecer interação de equipe e espírito de criação para os futuros engenheiros. Nos propor desafios interativos auxilia na execução das tarefas cobradas teoricamente, os resultados inusitados tornam tudo ainda mais divertido.”
Erick Santos – Aluno de Engenharia da Computação
Sendo assim, uma das preocupações é aguçar a criatividade dos futuros profissionais para que, mesmo que com ferramentas e materiais reduzidos, consigam alcançar seus objetivos, o que, em trabalhos de eletrônica, sistemas embarcados ou programação, é extremamente importante para evitar que os recursos sejam desperdiçados.
Uma das tarefas que objetiva proporcionar essa percepção e criatividade é o Toyhacking. No Toyhacking os alunos são levados a construir um robô baseado em brinquedos eletrônicos desmontados e outros materiais.
Veja o que os alunos dizem a respeito!
“O espirito de colaboração e regras claras deixaram todos nós bem a vontade pra execução da tarefa. Show!! Queremos mais.”
André Vieira“Foi extremamente divertido sair um pouco da rotina de copiar matéria do quadro para modificar a estrutura de brinquedos eletrônicos, fora que fizemos em equipe o que foi bem interessante, alguns dando idéias e outros com a mão na massa.”
Artur Gomes“Eu gostei muito do primeiro contato prático com tudo que estamos aprendendo ❤”
Anielle Casagrande“Foi uma aula super legal, usamos nosso conhecimento (que de alguns era quase nulo) e juntos conseguimos chegar no objetivo final que era o robô ☺ foi super divertido <33”
Alana Netto































