Metodologia da disciplina de Fundamentos da Matemática
A proposta metodológica para a educação a distância da Universidade Positivo visa à aprendizagem e à comunicação bidirecional entre você, professores-tutores, coordenadores e equipe acadêmica administrativa. O princípio da aprendizagem pela prática (action learning) atravessa toda a programação delineada para cada disciplina.
O Action learning foi criado por Reg Revans em 1962 e visa à aprendizagem a partir da resolução de problemas, tomadas de decisões, reflexão sobre o resultado, participação ativa, curiosidade, investigação, ação e compromisso com a aprendizagem. Esse princípio de aprendizagem também desenvolve liderança individual e habilidade para resolver problemas.
O princípio da metodologia é a aprendizagem baseada na prática, que visa à ação do aluno por meio da pesquisa, da tomada de decisões e da reflexão sobre o resultado, sendo este o compromisso da Universidade Positivo com a qualidade na construção do conhecimento. A disciplina de Fundamentos da Matemática, por sua vez, tem como base a mesma proposta metodológica das demais disciplinas a distância, com um diferencial: a parte que trata do estudo individual da disciplina possui elementos extraídos da metodologia adaptive learning.
Por meio desta metodologia o aluno tem à sua disposição conteúdos e atividades adaptados ao seu nível de conhecimento, os quais permitem que ele evolua mais rapidamente para os conteúdos mais complexos.