A Comissão Própria de Avaliação (CPA) oferece à comunidade acadêmica um espaço para opinar e sugerir mudanças. A partir dela, são realizadas avaliações que permitem o aprimoramento da UP, de acordo com as informações prestadas por você (aluno), professores, professores-tutores e coordenadores.
Os resultados dessas avaliações geram indicadores, para os quais são estabelecidas metas de médio e longo prazo, e são encaminhados aos setores responsáveis a fim de que eles possam implementar melhorias na UP e nos cursos. É fundamental que você participe sempre!
Clique nas opções abaixo para visualizar as melhorias implementadas em cada categoria:
Identificamos as dificuldades de acesso dos alunos às ferramentas do AVA e as dificuldades relacionadas à execução de alguns serviços do Aluno On-line. A partir disso, ampliamos a ambientação dos novos alunos, com envios semanais de e-mails com tutoriais sobre ferramentas, protocolos e outros temas pertinentes ao percurso de aprendizagem correspondente à semana em questão.
Durante o primeiro semestre de 2019 foram enviados 66 tutoriais.
Exemplo de tutorial:
Resultados da Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público:
Os prazos de agendamento das avaliações ficaram mais próximos de sua realização. Dessa forma, a escolha do dia e horário para a realização de sua avaliação pode ser mais precisa.
A partir de 2019, reforçamos nossa comunicação com você sobre os prazos de agendamento das avaliações presenciais.
Além disso, diversas melhorias no sistema de agendamento foram implantadas:
Resultados da Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público:
A UP está sempre preocupada com o seu processo de aprendizagem e, atendendo à sua solicitação, alterou o formato do encontro virtual. Além do professor condutor, agora você conta também com o professor mediador para auxiliá-lo durante a realização do encontro sanando suas principais dúvidas. E, ao final do encontro, você participa de uma pesquisa “anônima” dando seu parecer sobre o encontro daquele dia, afinal, o encontro é elaborado para você, então sua percepção é muito importante!
A partir das dificuldades identificadas por você na leitura do e-book, realizamos uma reformulação na estrutura dos materiais produzidos a partir de 2018, tornando-os mais dialógicos. Os novos livros contemplam, por capítulo, os objetivos de aprendizagem, os tópicos que serão estudados, uma contextualização inicial, uma proposta de atividade para autoavaliação e finalizam com o item recapitulando.
E-book em PDF:
Visando a melhoria contínua e atualização tecnológica, os materiais produzidos a partir de 2019 estão sendo elaborados em formato HTML, o que proporciona responsividade e interatividade, considerando o número de acessos via dispositivos móveis.
E-book em HTML:
Resultados da Avaliação da Educação On-line:
O resultado do eixo “Avalie o professor-tutor” e os destaques dos pontos positivos e negativos que você indica são repassados periodicamente aos docentes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. A Universidade Positivo também parte destes dados para definir os conteúdos das capacitações continuadas e incentiva o aprimoramento dos docentes por meio de bolsas de estudo.
Resultados da Avaliação da Educação On-line:
Confira abaixo o cronograma de avaliações do 2º semestre de 2019:
Avaliação |
Início |
Término |
---|---|---|
APA EAD – 2º semestre | 29/jul | 19/ago |
AEO EAD Módulo 3 – Disciplina 1 | 20/ago | 03/set |
ACG EAD | 09/set | 23/set |
AEO EAD Módulo 3 – Disciplina 2 | 24/set | 08/out |
AEO EAD Módulo 3 – Disciplina 3 | 24/set | 08/out |
AEO EAD Módulo 4 – Disciplina 1 | 29/out | 12/nov |
AINFRA EAD – 2º semestre | 11/nov | 25/nov |
AEO EAD Módulo 4 – Disciplina 2 | 26/nov | 10/dez |
AEO EAD Módulo 4 – Disciplina 3 | 26/nov | 10/dez |
APA: Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante
AEO: Avaliação da Educação On-line
ACG: Avaliação de Curso de Graduação
AINFRA: Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público